Durante muito tempo o homem vem desfrutando e maltratando o meio ambiente sem se preocupar em restituir nada. O homem devastou o meio ambiente, sem pensar que esta atitude o levaria à autodestruição. Finalmente, hoje podemos dizer que existem algumas novas tendências e, embora ainda estejamos longe da possibilidade de viver com impacto zero (ou seja, sem produzir efeitos nocivos para o meio ambiente), podemos dizer que a questão da reciclagem tornou-se um tema muito em voga, onde várias pessoas dedicam tempo e energia. Mas quem disse que reciclar não pode significar: divertir-se? Salvar o planeta é um bem, mas isso não quer dizer que baste separar o lixo e respeitar os dias da coleta, significa também, encontrar maneiras de valorizar os materiais que já existem, diminuindo assim, a exigência de comprar novos (contribuindo deste modo, à diminuição consumo em geral).
É por isso que nos interessam as garrafas pet! Porque fazem parte dos objetos que, por serem utilizados uma vez e depois jogados fora, geram toneladas de resíduos cuja eliminação é muito longa e complexa. O melhor modo de opor-se a este acúmulo contínuo é não comprar ítens feitos de materiais que não podem ser reutilizados, ou de entender como reutilizar aqueles que já temos em casa! Nas próximas páginas iremos mostrar 10 modos para reciclar de maneira criativa, mas sobretudo útil, as garrafas pet.
10) Jardim vertical
Nada de mais apropriado do que este conselho: como compensar o que o plástico faz para a terra? Utilizando o plástico como um recipiente para uma nova vida! As garrafas são, de fato, perfeitas como vasos para plantas de pequeno porte. Você pode cortá-las de diversos modos e experimentar inserir vários tipos de plantas. Porém, não se esqueça de fazer pequenos furinhos no fundo da garrafa a fim de filtrar a água. Uma idéia interessante é cobrir uma parede inteira com “garrafas verdes”, penduradas em alturas diferentes, como se fosse um jardim suspenso!
9) Cofrinho
As garrafas de plástico, se você olhar por um ângulo preciso e decorar com as devidas precauções, podem parecerrostinhos interativos com o nariz: e eis que surge uma idéia! Você pode fazer um cofrinho para ensinar aos seus filhos, não somente a importância da reciclagem, mas também como poupar dinheiro!
8) Porta objetos
Quantas vezes lhe aconteceu de “deixar um instante sobre a mesa” o anel, ou as chaves de casa, ou até mesmo um botão e não encontrar mais depois? (ou encontrá-los mas depois de buscas dignas dos serviços secretos). Para superar o problema dos pequenos objetos, que em casa sempre se perdem, um modo prático para manter tudo em ordem, consiste em fazer pequenos recipientes com os fundos das garrafas pet. Você pode fazê-los com cortesparticulares ou decorar a superfície ou, ainda, aplicar um fecho como se pode ver na imagem.
7) Luminárias
De luminárias feitas com as garrafas já inventaram de tudo: até mesmo as mais famosas marcas deluminotécnica oferecem diversos modelos em plástico realmente belos, mas isso não significa que nós mesmos não possamos realizar esplêndidos (e únicos!) modelos de luminárias feitas com garrafas pet. Os modelos que você pode ver na imagem, são muito simples, minimalistas, mas com certeza, você pode realizar luminárias muito mais complexas.
6) Porta-revistas
Se você é apaixonado por leitura e muitas vezes se encontra com a casa lotada de papel, porque você separouartigos para ler que ainda não terminou, em ao menos três jornais diferentes, você irá gostar muito desta idéia. Você pode criar um porta-revistas utilizando garrafas pet velhas. A mesma solução pode ser adaptada ao escritório ou à sala de espera. Considere somente o fato de que a cor das garrafas deve combinar com o resto da decoração.
5) Cortina
Porquê muitas garrafas de plástico têm a base em forma de flor? Para que possamos reciclá-las e assim, fazer uma linda cortina para área externa, como o exemplo que você pode ver na foto. O processo com certeza é laborioso e requer uma certa destreza na fase de corte, porém, depois de pegar o jeito e entender como proceder, você irá tirar de letra e em poucas horas de dedicação, terá uma exclusiva cortina para colocar no externo da sua casa! Atenção à um único detalhe: prender os fundos das garrafas com um fio resistente
4) Esculturas e decorações para áreas internas e externas
Com um pouco de tempo e criatividade, você poderá recortar as garrafas pet com formas particulares: na imagem foram realizadas ironicamente, várias plantas suculentas, mas usando a imaginação, você pode dar vida às garrafas transformando-as em diversos animais para decorar o seu jardim.
3) Distribuidor de alimentos para animais de estimação
Esta é uma idéia de reciclagem muito interessante, especialmente porque não há um valor somente estético, e sim uma utilidade precisa. Uma coisa é servir a comida do seu animal em uma tigela, mas vai dizer que não é muito mais legal servir em um distribuidor? Você pode fazê-lo facilmente unindo duas garrafas de plástico, e disponibilizá-lo assim, ao seu animal doméstico ou à animais de rua.
2) Porta-canetas
Você pode criar um simples porta-canetas recortando a parte superior da garrafa. Se você quer uma solução mais completa, pode pensar em utilizar um galão de plástico, cortando uma parte só, como mostra a foto, e combinando a cor dos lápis com a cor das tampas. Fixando todas as garrafas na parede você obterá um efeito estético de notável impacto (além de colocar muito mais ordem na sua casa!)
1) Porta-jóias
A forma de flor do fundo das garrafas pet é interessante também por outro motivo, além das cortinas de externo: é perfeita para fazer um porta-jóias muito fofo. Especialmente se você conseguir encaixar – como na foto – um fundo sobre o outro, fazendo um porta-jóias espaçoso e alto, usando fundos de garrafas de tamanhos diferentes.
Você gostou do artigo? Compartilhe no Facebook para mostrar aos seus amigos e trocar uma idéia com eles!
Post A Comment: