Certamente você deve estar por dentro de todas as mudanças climáticas que tem ocorrido nas últimas décadas, que várias espécies de animais no mundo já entraram em extinção e que alguns animais só são encontradas em áreas específicas do planeta, correto? Mas será que todos esses fatos só ocorreram devido as modificações climáticas?
De acordo com pesquisadores da Universidade Aarhus, na Dinamarca, nós humanos acabamos afetando a existência de outras espécies que dividem a Terra conosco, não apenas em virtude das modificações ambientais, mas também por conta das nossas práticas de dominação, caça e domesticação.
No mapa a seguir é possível ver, em amarelo, a distribuição de grandes mamíferos ao redor do mundo atualmente. Como podemos notar, a maior concentração está na África, um continente relativamente hostil aos humanos, devido suas altas temperaturas, portanto, pouco impactado com a nossa presença.
Nesse segundo mapa, é possível ver como seria essa distribuição se não existissem os humanos.
Conforme o mapa, se não existíssemos, seria possível encontrar na América ou Europa, rinocerontes, elefantes e tigres-dente-de-sabre caçando preguiças gigantes, ambos extintos atualmente.
Nossas ações, ou simplesmente nossa presença, por estar a associado a um certo estilo de vida e cultura, tanto alimentar quando de outras formas, causou um certo desequilíbrio no ecossistema. Tendo efeitos fatais em muitas espécies. Talvez muitas espécies lamentem por existirmos.
Fonte: Super Tela