Por que os links da internet são azuis – e por que o Google está testando links pretos?
É pura modinha. Quem confessa é o “pai da internê” (pelo menos como a conhecemos hoje), o britânico Tim Berners-Lee.
O fundador da World Wide Web confessa, inclusive, que não se lembra bem do critério de escolha: até preferia verde, mas diz ter quase certeza de que o azul foi eleito por ser a cor mais escura possível para diferenciar os hiperlinks do texto comum, em preto. Isso foi definido assim, simploriamente, lá pelos idos de 1993 e “pegou”. Virou convenção universal desde os primeiros browsers para telas coloridas, como o Mosaic.
Os links já existiam desde 1965, mas até os anos 1990 os monitores eram bicromáticos (fundo preto e textos brancos ou verdes) e o jeito era diferenciar os textos clicáveis com o sublinhado que também permanece até hoje.
Quem anda ensaiando bagunçar as coloridas tradições desta senhora rede de comunicações global, quem diria, é o buscador dos buscadores, primo querido deste Oráculo: sim, o Google. Priminho andou fazendo testes pintando os links dos resultados das buscas de preto. A experiência embaralhou a leitura de quem percebeu (os testes ainda não aparecem para todos os usuários) e foi alvo de indignação em outros países. É isso aí, manifestantes de teclado: mais cor, por favor.
Fonte: Superinteressante
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